LAUDO ERGONÔMICO - QUEM PODE ASSINAR?



gestão / prevenção / conservação / manutenção








Histrias e Gente de Valor

etica
Reflexes

LAUDO ERGONÔMICO - QUEM PODE ASSINAR?

Por Coordenao cientfica - CMQV

Alterar tamanho da fonte: A+ | a-

Mais um assunto bastante debatido entre nossos leitores e que se faz interessante mencionarmos.


Primeiramente vamos falar sobre LAUDOS e, particularmente sobre o LAUDO ERGONÔMICO


Com a entrada do e-Social, o Laudo Ergonômico e masi especificamente a AET - Análise Ergonômica do Trabalho tem sido foco de discussões e polêmicas. Quem faz, quem assina, que é responsável....


Em termos acadêmicos, dizemos que a ERGONOMIA é uma especialização pouco especializada ou seja, muitos se dizem ergonomistas mas poucos realmente o são.


A ERGOMOMIA não é uma profissão acadêmica ou seja, não existe uma GRADUAÇÃO específica como no caso da Engenharia, Medicina, Advocacia, Administração, etc.


A ERGONOMIA é um assunto relativamente novo aqui no Brasil e os Ergonomistas que temos, são profissionais que  se titulam ERGONOMISTAS porque fizeram um curso de pós graduação na área.


Infelizmente, isso é um problema extremamente sério e que todos devem ficar atentos ao contratar um ERGONOMISTA.


Em sendo um assunto novo, ainda falta muita regulamentação para que a capacitação seja realmente uma habilitação no assunto haja visto que, apesar de ser uma disciplina ligada de uma lado a saúde física do indivíduo e outro lado ligado a enhenharia mecãnica dos processos e dos objetos, suposto seria que a pós graduação na área deveria ter como pré requisito se pós de uma graduação compatível.


Exemplo, se é uma Pós graduação em engenharia de fuidos, apenas engenheiros podem fazer essa pós. Se for uma Pós graduação em direito do trabalho, apenas advogados podem fazer essa pós.


Suposto seria que, para fazer uma pós graduação em ERGONOMIA, apenas quem tivesse graduação em engenharia mecânica, medicina, fisioterapia, terapia ocupacional ou graduações com mesma grade curricular poderiam se PÓS GRADUAR porém...não é isso que ocorre.


QUALQUER GRADUAÇÃO HABILITA O PROFISSIONAL A FAZER A PÓS GRADUAÇÃO NA ÁREA OU SEJA - SER ERGONOMISTA


Esse tema tem sido amplamente debatido e está em vias de regulamentação vito tantos problemas que estão surgindo no mercado e que acreditamos, com o advento do eSocial estarão se agravando acentuadamente.


Paralelamente a ERGONOMISTAS insensatos, nos deparamos com profissionais de outras áreas que fazem a especialização apenas para poder tentar entender e até acompanhar certos profissionais "especialistas".


Temos encontrato profissionais e PROFISSIONAIS, como em todas as áreas acontece mas que na EROGOMIA mais se acentua exatamente por ser uma profissão recente, sem regulamentação acadêmica e com muitas oportunidade de campo.


PEÇA A GRADUAÇÃO AO SEU ERGONOMISTA...


A ESPECIALIZAÇÃO É DELE MAS A RESPONSABILIDADE É SUA!


LEIA AGORA  E RESPONDA:


LAUDO ERGONÔMICO - QUEM PODE ASSINAR... http://www.cmqv.org/website/artigo.asp?cod=1461&idi=1&moe=212&id=20277

Comente este artigo:
* Nome:
E-mail:
Publicar E-mail:Sim   Nao   
* Comentrio:
O que est escrito na imagem ?
 

Laudos

Copyright 2017 CMQV - Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular