05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente



gestão / prevenção / conservação / manutenção








Histórias e Gente de Valor

etica
Reflexões

05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

Por Célia Wada

Alterar tamanho da fonte: A+ | a-

O dia do meio ambiente é comemorado no dia 5 de junho de cada ano.


É um dia de conscientização, de meditação e de uma avaliação do que estamos fazendo para melhorar o não apenas o planeta mas sim, aqueles que vivem sobre eles.
É uma época onde todos pensam e se curvavam diante dos erros cometidos por imprudência, descaso e, principalmente, por falta de conscientização. 

A CMQV traz em sua filosofia a implementação dos 4Rs - 
Reciclar  /  Reaproveitar  /  Reduzir  e  RESPEITAR.

Preservar o Meio Ambiente é preservar a Vida, é RESPEITAR A SI E AO PRÓXIMO.


Não podemos voltar atrás e fazer um novo começo, mas PODEMOS COMEÇAR AGORA E FAZER UM NOVO FIM.

FAÇA SUA PARTE!

SAIBA COMO SURGIU ESSA DATA


O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. 

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.


Os principais objetivos das comemorações são:

1. Mostrar o lado humano das questões ambientais; 

2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; 

3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; 

4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.   O tema do Dia Mundial em 2009 é:
 “Seu planeta precisa de você: Unidos contra as mudanças climáticas”.

Ele reflete a urgência de que nações atuem de maneira harmônica para fazer frente às mudanças climáticas, para manejar adequadamente suas florestas e outros recursos naturais e para erradicar a pobreza. 

Este ano, o México será a sede mundial das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente o que reflete o engajamento dos países da América Latina e Caribe na luta contra as mudanças climáticas e na transição para uma sociedade de baixo carbono. 
Em linha com seu forte engajamento nas questões ambientais, o México é um dos países que mais contribuiu com a campanha 7 Bilhões de Árvores, desenvolvida pelo PNUMA.http://www.unep.org/billiontreecampaign/portuguese 
 
O presidente do México, Felipe Calderón, afirma que a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente "irá destacar a determinação daquele país em gerenciar adequadamente seus recursos naturais e lidar com o mais exigente desafio do século 21 - as mudanças climáticas." 
Para maiores informações sobre as atividades relativas à celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente no México, acesse o site da Secretária do Meio Ambiente e Recursos Naturais no seguinte endereço: www.semarnat.gob.mx   

No Brasil:
A partir de 1974, o Brasil inicia um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.

Hoje, ações mais diretas e conscientes tem sido observadas mas estão ainda muito aquém da tão necessária Consciência Ambiental

A enorme quantidade de lixos  descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais são ainda mais aterrorizantes quando se imagina que toda essa riqueza de material está sendo banida do planeta. Meio a tantas interpéries ainda  posso afirmar que é melhor ter que se preocupar onde colocar o lixo do que não ter mais lixo para se preocupar 

Se o homem continuar a descartar erradamente seu lixo, com certeza findará toda a matéria orgânica da terra em um espaço bastante curto de tempo.

A política de reaproveitamento e reciclagem ainda é bastante ineficiente e até inconsciente.

Muitos se preocupam com “o que fazer com o lixo” pelo simples estigma da poluição quando na verdade, a educação ambiental e a conscientização sustentável primam pelo LIXO ZERO – REAPROVEITAMENTO TOTAL

A ERA do consumismo, do descatável e do TER dá inico a abarrotagem do LIXO

O LIXO DO LUXO! o LUCRO DO LIXO!  O LUXO DO LIXO! É O APCE DA POLUIÇAO AMBIENTAL

É necessário que essa visão seja radicalmente mudada e, hoje, após 37 anos de nascimento da consciência ambiental, no dia Mundial do Meio Ambiente, , se tenha uma visão mais holística e consciente de que Meio Ambiente não é apenas a água, o lixo, o ar, mas sim, MEIO AMBIENTE É TUDO e como tudo, TUDO deve ser preservado, reciclado, renovado, remanufaturado

Como já dizia Lavoisier   “No Universo, nada se perde, nada se cria...TUDO SE TRANSFORMA...”   Você faz parte do Planeta

Participe 
Faça sua parte!  


Célia Wada

Comente este artigo:
* Nome:
E-mail:
Publicar E-mail:Sim   Nao   
* Comentário:
O que está escrito na imagem ?
 

Datas Comemorativas

Copyright © 2017 CMQV - Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular