Por Eng. Osny Telles Orselli Alterar tamanho da fonte: A+ | a- Se você não pode, por qualquer motivo, seguir a ginástica sugerida pelo Programa Punho Seguro ou não tem um profissional fisioterapeuta na sua empresa, não deixe pelo menos de fazer a ginástica do gato! Você já reparou o que faz um gato? Ele espreguiça, alonga e boceja. Na realidade ele está SEMPRE fazendo ginástica em intervalos regulares. Assim, a cada hora, levante-se e tente se espreguiçar, esticando os braços, os dedos, as unhas, como o gato faz. Não esqueça de bocejar e fazer aquela esticada. Faça a cada hora. Você já reparou quantos litros de água bebe diariamente? E que o bebedor de água fica longe de seu posto de trabalho e você só se lembra de tomar água no fim do dia? Você já reparou que ao olhar para o bebedouro, para uma garrafa d água, você sente sede e vontade de tomar água? (Esta é a razão dos anúncios de refrigerantes e águas, sempre, mostrarem o produto líquido). Coloque uma garrafa de água de plástico em sua mesa de trabalho com o seu nome e a palavra gato no seu rótulo. Enche-a de água toda a vez que ela estiver vazia. Você vai perceber que ao olhar para a garrafa, sentirá sede e, beberá água, com freqüência, proporcionando ao seu corpo uma hidratação salutar, principalmente se o seu ambiente de trabalho for muito frio, com ar condicionado. Ao beber desta água, lembre-se de aproveitar para fazer a ginástica do gato. A Ginástica do Gato não levará mais do que poucos segundos e não atrapalhará o seu trabalho. Ao contrário, você se sentirá muito melhor ao longo do dia, ao fim do dia e ao chegar em casa. Você estará aumentando sua produtividade, ganhando mais para sua empresa ou para o seu trabalho, e ainda, aumentando sua qualidade de vida. Você sentirá os efeitos já na primeira semana. Sendo assim vamos ao miau!!! Divulgue o miau em seu ambiente de trabalho, ao seu chefe, e não esqueça do miau em casa, nos fins de semana... O ideal é ter um fisioterapeuta com especialização em segurança do trabalho (fisioterapeuta ocupacional) ou um profissional em educação física (educador físico) para ministrar exercícios próprios, para cada atividade. Vamos todos praticar e esticar mas.........use sempre o seu miau!
Osny Telles Orselli osny@mundoergonomia.com.br
Julieta Bortolace - 03/05/2010 11:48 julieta@terram.com.br Adorei,gostaria de receber informações sobre ergonomia em meu email.
Att
Julieta Bortolace Michele Menezes - 08/09/2009 14:25 Muito legal essa ginástica, todos adoram.... josinaldo - 20/08/2009 14:43 josinaldomarcio@yahoo.com.br muito show essa ginástica. Francisca L. M. Barreto - 24/07/2009 02:12 Não consegui visualizar a ginástica do gato... Tem algum vídeo, livro, etc.?
Cordialmente,
Francisca Maracajá Eliezete Santos - 15/06/2009 00:13 Muito interessante a ginástica do gato, pra mim está sendo ótimo. Não costumava tomar água, más depois de usar a água do gato como um lembrete tomo até 1 litro e meio de água por dia,já estou sentindo a diferença. Warley c pimenta junior - 29/05/2009 21:40 pimentawarley@yahoo.com.br você tocou em dois pontos, realmente importantes para a qualidade de vida humana.
parabéns.
warley junior/Raposos-MG SÔNIA - 04/04/2009 00:08 SONIACONCORDIA@HOTMAIL.COM MIAAAAU,
MUITO INTERESSANTE, VALEU!
SÃO DUAS COISAS DAS QUAIS SEMPRE ME ESQUEÇO; DE ALONGAR, QUE,POR SINAL ME FAZ MUITO BEM, E DE TOMAR ÁGUA, PORQUE QUASE NÃO SINTO SEDE. ASSIM, ME LEMBRO DE TUDO AO MESMO TEMPO, QUANDO OLHAR PARA O RÓTULO NA GARRAFA, SOBRE A MINHA MESA DE TRABALHO.
PODEM ENVIAR MAIS PARA O MEU E-MAIL. VOU ADORAR.
SÔNIA. mariangela - 27/02/2009 21:02 meloy@ig.com.br muito interssante Juliana Polizel - 18/02/2009 08:07 Osny, bom dia!!
Ahei muito bacana a idéia da ginástica do gato!!
Estou iniciando uma campanha sobre ergonomia aqui na fábrica onde trablaho.
Está será uma campanha que durará o ano todo e será o carro chefe de minha gestão na CIPA, pois estou presidenta para este ano.
Gostaria de saber se você pode compartilhar idéias, apresentações que eu possa usar como veiculo de divulgação para esta campanha??
Obrigada teresinha cordeiro - 23/11/2008 15:49 te.cor@hotmail.com achei ótimo, apenas você se esqueceu de explicar como é que o gato faz!!!
1º = Ele fica de quatro, arqueia a coluna para baixo como se tivesse um peso muito grande em cima da coluna dele e ao mesmo tempo levanta a cabeça para cima.
2º = então, ele arqueia a coluna para cima como se estivesse com a barriga em cima de um travesseiro e ao mesmo tempo abaixa a cabeça olhando para os braços.
repetir esses dois movimentos umas cinco vezes seguidas.
abraço. adorei Maria do Carmo Gomes - 03/07/2008 19:59 Que legal!
Achei ótima a ginástica do gato. Se a tivesse conhecido antes, hoje não sofreria com as consequências de anos frente a um computador.
Maria do Carmo Gomes
Ilhéus - Ba. jose cicero dos santos ferreira - 25/05/2008 21:04 achei de tamanha importancia,por as pessoas as vezes ñ leva a serio..parabens pelas dicas TÉCNICOS - 08/05/2008 13:17 Que tal aplicar? Leila - 08/05/2008 08:23 Como Enfermeira do Trabalho vejo como é fácil melhorar a qualidade de vida no trabalho sem precisar de nehum investimento.Basta querer. Parabéns. Daniel - 07/05/2008 20:10 OLA DANIEL ESPREGUICE COMO O GATO E RECOMENDE.
ATE MAIS!!!! damiana aparecida - 16/04/2008 00:20 Muito interessante a ginastica do gato ,tão simples e gostosa de fazer,serei uma gatinha no meu serviço.
muito obrigada!!!!!!!!!!!!!!! isabela gripp mellado - 02/03/2008 08:40 Já conhece a Ginastica do Gato?Veja no site,acho q vai lhe interessar.Beijos da mamãe. isabela gripp mellado - 02/03/2008 08:39 Já conhece a Ginastica do Gato?Veja no site,acho q vai lhe interessar.Beijos da mamãe. claudia Gripp mellado - 02/03/2008 08:35 Filhota veja no site sobre a Ginastica do Gato e coloque em pratica.Vai lhe fazer muito bem.Recomende para suas colegas da Empresa.Beijos da mamãe ricardo mellado - 02/03/2008 08:24 Filhão,veja no site e aprenda a fazer a Ginastica do Gato.Vai lhe fazer muito bem!Beijos Mamãe Marina Gripp Mellado - 02/03/2008 08:22 Veja no site e faça a Ginastica do Gato.Vc precisa.Ensine pra seu filho também. rosyanne - 02/03/2008 08:19 Faça a ginastica do gato,para o bem de sua saude.Recomende-a para seus amigos.Veja no site e veja como lhe fara bem! Fernanda - 29/02/2008 14:45 importante para uma melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Leia e muito imporatante paara a saúde Nilva - 07/02/2008 12:04 Olha que legal cláudia da silva - 14/12/2007 08:30 ergonomia |