Responsabilidade social = sustentabilidade = qualidade de vida



gestão / prevenção / conservação / manutenção








Histórias e Gente de Valor

etica
Reflexões

16/11/2006 - Responsabilidade social = sustentabilidade = qualidade de vida

Por Célia Wada

Alterar tamanho da fonte: A+ | a-
Da mesma forma que, em décadas passadas, o tema “Meio Ambiente” tornou-se “modismo”, hoje o assunto “Responsabilidade Social” está nas pautas de todas as instituições, colunas sociais, empresas e até nas escolas.

Da mesma forma que pertinente às questões ambientais, as questões sócio-ambientais vem surgindo com vistas ao marketing, modismos, achismos  e muita falta de realidade e conhecimento técnico relativo ao tema Responsabilidade Social ou Sócio Ambiental Sustentável.

Mais do que participar em projetos, programas sociais da comunidade, associar-se a instituições que cuida de crianças, idosos, árvores, "mico leão dourado" e outros milhares de projetos, é necessário conhecer realmente a importância da Sustentabilidade e da Responsabilidade Social para a preservação de nossa espécie. Para realmente se entender o significado da palavra sustentabilidade, tem-se que ir um pouco além da “brincadeira de ajudar”.

É evidente que aqui não estamos condenando qualquer projeto. Jamais faríamos isso gratuitamente. Não somos juizes e, muito menos “achistas”, apenas, estamos tentando criar, dentro de uma sociedade mundial, um conceito realmente técnico – científico sustentável.
A política adotada pelo grupo da  CMQV é estritamente técnico-científica onde o foco é a Qualidade de Vida.

Modismos, achismos, idealismos e outros “ismos” infundados, não fazem parte de nosso trabalho e de nosso modelo de gestão. Para a CMQV, responsabilidade social faz parte do cotidiano adotado para nosso fim. É o resultado de uma gestão integrada e equilibrada.
A CMQV preconiza a  Gestão Ambiental Integrada Plena, que é a análise técnico-científica do meio ambiente como um ser vivo onde todos os participantes são engrenagens fundamentais para o equilíbrio ambiental sustentável. Nessa análise, o ser humano é um dos responsáveis por esse equilíbrio e, a qualidade das ações por ele praticado irá contribuir de forma direta para a saúde do planeta.
Para uma ação positiva, o homem tem que estar consciente, saudável  e equilibrado no aspecto global, ou seja, emocional, físico e social.
O homem atua sobre o  meio ambiente.
O meio ambiente responde atuando sobre o homem.
Cuidar da saúde, do meio ambiente e da segurança é cuidar da sustentabilidade da vida,  é zelar pela  Qualidade de Vida do cidadão e isso é ter Responsabilidade Social para com toda a humanidade.
SAÚDE      X      MEIO AMBIENTE      X      SEGURANÇA  =
SUSTENTABILIDADE  =  RESPONSABILIDADE SOCIAL =


QUALIDADE  DE  VIDA
 
Comente este artigo:
* Nome:
E-mail:
Publicar E-mail:Sim   Nao   
* Comentário:
O que está escrito na imagem ?
 
uziel - 30/10/2012 09:10
Matéria muito enteresante
jadson - 03/11/2011 10:40
sustentabilidade é quidar da meio anbiente
Campos - 12/06/2011 18:12
camposbusy@gmail.com
concordo com o precrito, porém, sou de opinião que saúde X emprego x segurança = sustentabilidade = responsabilidade=desenvolvimento.
brenda - 24/05/2011 12:04
gatasexbrenda@hotmail.com
sustentabilidade uma palava enteresante
KEILA - 01/05/2010 18:47
keilanega@hotmail.com
Gostei muito do artigo e encontrei, mais embasamento para minha monografia que vai ser justamente a qualidade de vida nas penitenciárias, mas ainda preciso de muita leitura mas de qualquer forma valeu!!!

Política e Responsabilidade Social

Copyright © 2018 CMQV - Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular