Resíduos de serviços de saúde: revisão da norma é tema de consulta pública



gestão / prevenção / conservação / manutenção








Histórias e Gente de Valor

etica
Reflexões

31/03/2015 - Resíduos de serviços de saúde: revisão da norma é tema de consulta pública

Por enviado por Célia Wada

Alterar tamanho da fonte: A+ | a-

RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE ENTRA EM CONSULTA PÚBLICA -


31 de março de 2015


Foi publicada, nessa segunda-feira (30/3), a Consulta Pública nº 20, que discute a revisão do regulamento sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.


A norma em vigor atualmente, a RDC 306, foi publicada há mais de 10 anos. A revisão se faz necessária em razão da entrada em vigor da Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), bem como pela evolução das tecnologias.


A proposta de regulamento tem por objetivo um maior alinhamento aos novos conceitos e entendimentos introduzidos pela Lei, que diferencia, por exemplo, os conceitos de “resíduo” e “rejeito” e possibilita a entrada da logística reversa nos serviços de saúde. 


Alguns pontos da RDC necessitam de adequações, como, por exemplo, o que rege a questão do abrigo externo (local usado para se armazenar os resíduos até o momento de coleta). Pela norma em vigor, o abrigo só pode ser construído em alvenaria. No entanto, hoje, já é possível discutir o uso de materiais alternativos, como o metal, que podem, inclusive, facilitar a higienização.


A proposta estará disponível por 60 dias no portal da Anvisa a partir de 6 de abril. As sugestões devem ser enviadas eletronicamente por meio do preenchimento de formulário específico.  Não é necessário o encaminhamento de contribuições por email ou por protocolo físico.  As contribuições recebidas são públicas e estarão disponíveis a qualquer interessado, inclusive durante o processo de consulta.

Comente este artigo:
* Nome:
E-mail:
Publicar E-mail:Sim   Nao   
* Comentário:
O que está escrito na imagem ?
 
pedro braz de macedo filho - 06/04/2016 13:41
Como devo fazer para ter o certifico PGRSS.Esta sendo solicitado e não sei como fazer. Fatima
Fernando Sergio - 25/09/2015 07:44
fernandosergiodossantos2@gmail.com
Artigo importantíssimo e essencial para todos os profissionais da área de saúde que concerne às questões de saúde, higiene e prevenção de riscos de acidentes e contaminações de doenças, principalmente ás de maior gravidade para os seres vivos, principalmente os seres humanos.
ineide maria azevedo longa - 05/07/2015 05:40
Como posso participar .desse curso

Área de Saúde - PGRSS + NR32

Copyright © 2017 CMQV - Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular