10 cuidados essenciais para você ter uma pele mais saudável e jovem


Seminário, cursos e eventos

ERGONOMIA



gestão / prevenção / conservação / manutenção









Histórias e Gente de Valor
Reflexões

22/01/2010 - 10 cuidados essenciais para você ter uma pele mais saudável e jovem

Por Dr Olair Rafael Médico Homeopata

Alterar tamanho da fonte: A+ | a-


Tipos de pele diferentes precisam de produtos de limpeza diferentes, assim como a maioria dos outros produtos, então procure um específico para as suas necessidades.

Encarar prateleiras e mais prateleiras de produtos diferentes na farmácia pode inibi-lo, mas aqui estão algumas dicas. Fragrâncias e corantes podem irritar a pele de algumas pessoas, então você deve evitá-los se não tem certeza de que sua pele irá aguentar. É melhor *não agredir* muito a pele também – pode parecer ótimo fazer uma supersessão esfoliante, mas isso às vezes pode prejudicar mais do que ajudar. Você não precisa sentir que sua pele está esticada e seca para que ela pareça limpa. Na verdade, sentir isso significa que você tirou camadas importantes de óleos naturais ou deixou
algum resíduo de sabonete. Então dê uma folga para sua pele e ela irá agradecer depois.


reserve um tempo para você mesmo e relaxe.

Diminua seu Estresse<http://saude.hsw.uol.com.br/como-funciona-o-stress.htm>pode fazer estragos até na melhor das peles, e causar outros efeitos desagradáveis no resto do corpo também.

Se a pele está sob pressão exagerada (mesmo se a pele for exatamente a causa do seu estresse), ela eventualmente se torna fina e com menos capacidade de se auto-regenerar. E se você acha que a acne<está">http://saude.hsw.uol.com.br/questao754.htm>está grave, não queira saber quando começarem coceira, vermelhidão e
eczema.

Então tente se acalmar – aquela espinha não está tão feia quanto parece, e se você não conseguiu cumprir todos os compromissos da sua lista, as chances de o mundo parar são mínimas. Com alguma sorte, sua pele vai começar a acalmar também. 

Exercícios são importantes para a saúde – incluindo a saúde da pele. E também não é tão ruim assim. Tente frequentar a academia ou fazer uma caminhada no seu bairro, e você pode gostar da sensação de um exercício completo.

Exercícios frequentes não ajudam apenas a limpar os poros e a combater a acne <http://saude.hsw.uol.com.br/questao754.htm>, mas também ajudam a pele ao induzir a remoção de toxinas. Além disso, os sinais do envelhecimento <diminuem">http://saude.hsw.uol.com.br/envelhecimento.htm>diminuem
com o aumento da produção de colágeno, que diminui as
rugas <http://saude.hsw.uol.com.br/como-prevenir-rugas.htm>.

O problema da acne funciona assim (apesar de o resultado variar, assim como o resto dos benefícios): o estresse aumenta a produção de certos hormônios – muitos dos quais já foram ligados aos surtos de acne – e os exercícios são conhecidos por diminuir os níveis de estresse. 


Consuma comidas frescas e não muito processadas – tente fazer suas compras nas prateleiras e gôndolas ao redor do supermercado e evite os corredores internos – é lá que estão as comidas menos saudáveis.


Antioxidante que protegem dos radicais livres e protegem a pele dos raios solares nocivos.
Esses mocinhos podem ser encontrados em várias frutas e vegetais, assim como em muitas outras comidas. Os tipos certos de proteína também são importantes
– elas podem ajudar as células a se tratar sozinhas quando forem
prejudicadas. Um estudo sugere que pessoas que comem legumes, vegetais e azeite, associados a comidas com pouco açúcar e laticínios, têm uma pele com menos rugas quando velhos [fonte:
Purba<http://hsw.uol.com.br/framed.htm?parent=10-cuidados-diarios-com-a-pel...>].


Apertar o botão “soneca” do despertador e voltar a dormir. Ter uma boa noite de descanso é um ritual diário necessário, e sua pele irá puni-lo se você deixar passar. Isso porque o sono <http://saude.hsw.uol.com.br/sono.htm> é o momento em que sua pele tem para rejuvenescer e relaxar.


Água é como uma fonte de juventude para a pele, sem precisar de aditivos mágicos. Ela absorve água durante o banho, mas a maioria da água que a pele absorve vem de dentro, significando que você é o único responsável por colocá-la lá. E a água traz muitos benefícios para a pele. Por exemplo, ela mantém as células grandes e suculentas, o que pode fazer com que as rugas <http://saude.hsw.uol.com.br/como-prevenir-rugas.htm>fiquem menos notáveis. Ela também faz com que o fluxo de sangue aumente e limpe toxinas compostas. Então, quanto mais água, melhor.

Use filtro Solar - especialistas recomendam filtro
solar<http://saude.hsw.uol.com.br/tipos-filtro-solar.htm>em excesso,
mesmo em locais ou horários em que normalmente a maioria das
pessoas não usaria. Uma coisa é passar um pouco antes de ir à piscina, por exemplo, mas e no caminho do trabalho ou num pulinho básico à padaria? Sim, nesses casos também.
Essas táticas extremas contra os raios
UV<http://saude.hsw.uol.com.br/questao19.htm>podem não ser possíveis para todo mundo, mas é uma boa ideia considerar o
filtro solar como parte do seu ritual diário. Assim, quando você estiver exposto ao sol, estará preparado para os ataques dos raios malvados.

Além disso, tenha sempre em mente que, apesar de rótulos e propagandas com muitas promessas, muitos filtros solares não deixam você a salvo durante o dia inteiro. Eles geralmente precisam ser reaplicados a cada duas horas para manter sua máxima eficiência. 
Pequenos pontos fracos podem não parecer muita coisa, mas eles costumam transparecer no seu rosto, claros como o dia. O rosto sofre com atividades como fumar e beber cafeína e álcool. Fumar deixa o fluxo sanguíneo da pele
mais lento, portanto rouba oxigênio e nutrientes dela, e também pode deixar a aparência mais velha – a boca enrugada para tragar a fumaça e olhos apertados para se proteger dela podem causar várias rugas extras.

Beber álcool e cafeína pode desidratar a pele, então se você definitivamente não conseguir evitar seu desejo por um cafezinho ou uma taça de vinho<http://saude.hsw.uol.com.br/vinificacao.htm>,
tente compensar e beber bastante água. O
álcool<http://saude.hsw.uol.com.br/alcool.htm>também pode prejudicar as veias sanguíneas com o tempo, causando manchas na
pele.

Tenha sempre um esfoliante em mãos. Todos certamente já ouviram aqueles dados assustadores sobre como um vasto número de
células<http://saude.hsw.uol.com.br/celulas.htm>mortas ficam na pele.

Um pouco após elas morrerem, elas continuam na pele e
é preciso um empurrãozinho para que elas saiam.

É aí que entram os esfoliantes. Eles retiram a pele morta e dão uma polida no que sobrou, deixando sua pele brilhante e fresca. 



Limpeza é fundamental para qualquer boa rotina de cuidados com a pele, então para terminar a lista, vamos voltar ao seu aliado: o hidratante. Mesmo que sua pele seja a mais oleosa possível, provavelmente ainda precisa de um bom hidratante, talvez mais fraco. Uma boa dica é procurar algum que seja “não
comedogênico” (não deixe que essa palavra difícil o engane; de acordo com a Mayo Clinic, isso significa apenas que o produto não obstrui os poros).
Cremes e pomadas geralmente funcionam melhor para pessoas com a pele muito seca.

A melhor coisa é passar um pouco de hidratante logo após o banho – isso prende a água <http://saude.hsw.uol.com.br/h2o.htm> que a sua pele conseguiu absorver no chuveiro. Passe gentilmente na pele e deixe absorver. Vai deixá-lo com uma aparência mais saudável num piscar de olhos, com uma pele macia e hidratada.

fonte:  http://saude.hsw.uol.com.br/10-cuidados-diarios-com-a-pele2.htm

Existe  uma onda que gera nas pessoas um pesado e pegajoso cansaço.
Uma onda na qual o trabalho anda tomando conta de tudo. As pessoas estão exaustas e chegam ao final do dia como se todo o seu sangue tivesse sido sugado de suas veias. O cansaço é tanto que muitas vezes não sobra energia para desfrutar a vida familiar, os amigos ou para se ter algum lazer. Chegam em casa se arrastando e o melhor que conseguem é trocar os canais da TV no controle remoto.

Claro que ninguém quer viver assim, mas a maioria das pessoas parece estar aprisionada nesse labirinto onde o trabalho, como naqueles espelhos engraçados que alteram o nosso tamanho, ganhou proporções assustadoras. O trabalho se tornou um monstro que engole a tudo e a todos que dele se aproximam. Um enorme buraco negro que suga sem dó todos os outros aspectos da vida, com uma força tal que parece impossível escapar de seu campo
magnético. 

Basta um pequeno passo *fora do script *para que um novo ar preencha nossos pulmões, para que ao final do dia nos sintamos rodeados de um pouco mais de significado. Não pense que precisa ser um passo acrobático... basta que seja novo. Algo que ilumine uma área de seu cérebro que estava morrendo de tédio, que obrigue seus neurônios a conversarem uns com os outros, que faça luzinhas se acenderem na sua mente e em seu coração.

Não complique as coisas. muitas vezes complicar as coisas é uma forma de auto-sabotagem uma vez que tudo fica tão difícil que acaba-se concluindo que o melhor mesmo é ficar onde está. Busque o simples, alguma mudança na sua rotina. Pode ser se permitir ter um animalzinho de estimação, ou aprender a tocar violino, ou fazer aulas de samba de gafieira, ou aprender a cantar, fazer cerâmica, estudar um idioma... o que importa é que você descubra
prazer nisso, que você espere pelo momento em que se encontrará com essa nova brisa que torna sua vida mais leve.



Por incrível que pareça, quando temos uma atividade que nos dá alegria, uma boa dose de nosso cansaço é dissolvida nessa onda de prazer. Mesmo dormindo menos, podemos nos sentir mais descansados. E descansados, mais pertinho da voz de nossa alma, talvez consigamos repensar nossas escolhas e tornar nossa
vida menos mecanizada, mais humana, mais gentil, mais plena.

Fonte: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/eu_trabalho.htm

NB: As informações desta msg estão com as fontes devidamente indicadas e, ainda que as consultas médicas on line sejam permitidas, indico que vc busque aconselhamento profissional individualizado àos seus sinais e sintomas e sensações (idiossincrasias). 

Dr Olair Rafael Eterno Aprendiz
Homeopatia, Pediatria, Med. Trabalho etc.

Jacareí-SP-Brasil
www.sol.med.br
SOL-Saber, Ocupação e Lazer
VIVER MAIS E MELHOR

http://groups.google.com.br/group/educacao-em-saude 

 Nossa rede de amig@s virtuais informa sobre LONGEVIDADE com VIGOR.

Espaço Vida Saudável
"Seu ponto de encontro com o bem-estar"
http://www.youtube.com/watch?v=zHblpx5Mw6k

MISSÃO:
http://www.chance.com.br/sb/arquivoclip.php?o=1262732370&clip=29

Intestinos e estilo de vida:
http://br.youtube.com/watch?v=Jq7kPd-shTk 

O meio ambiente é de todos! Antes de imprimir pense bem se é mesmo necessário.
Difunda esta mentalidade.  
Comente este artigo:
* Nome:
E-mail:
Publicar E-mail:Sim   Nao   
* Comentário:
O que está escrito na imagem ?
 

Saúde e Qualidade de Vida

Artigos

Copyright © 2014 CMQV - Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular