Laudo ergonômico por posto de trabalho individual


Seminário, cursos e eventos




gestão / prevenção / conservação / manutenção









Histórias e Gente de Valor

Reflexões

10/02/2009 - Laudo ergonômico por posto de trabalho individual

Por Osny Telles Orselli

Alterar tamanho da fonte: A+ | a-

COMO ELABORAR UM LAUDO ERGONÔMICO CONSCIENTE:

Como é de se imaginar, o Laudo Ergonômico de uma estação de Trabalho  deve ser direcionado a análise global do posto de trabalho, sempre levando em consideração o psico - biofísico do seu operador.


O Laudo Ergonômico deve ser elaborado por posto de Trabalho individual,  levando em consideração. também, a empresa como um todo.
Nada deve ser analisado de forma segmentada.

Conforme a NR 17, o objetivo do Laudo Ergonômico é estabelecer parâmetros para a adaptação das condições de trabalho as características psicofisiológicas dos trabalhadores.


Temos, basicamente, 3 tipos de Laudos Ergonômicos:


1 - Laudo Ergonômico do Objeto


2- Laudo Ergonômico do Posto de Trabalho - AET


3- Laudo Ergonômico Funcional


O Laudo Ergonômico que denominamos Consciente, deve ser realizado com estudos visando os 3 tipos de laudos acima mencionados para que se tenha uma real Avaliação Ergonômica do Posto - que pode ser de trabalho ou um simples local de lazer onde assistimos uma TV ou a dona de casa realiza  seus trabalhos domésticos.


A ERGONOMIA deve estar presente no dia a dia de toda populaçãp para prevenção dos riscos aos quais se está exposto por problemas de má postura, falta de ventilação, falta de iluminação, tamanho inadequado de ferramentas, e outras milhares de situações que se traduzem por uma má condição de equilíbrio físico - emocional -  postural.



O desenvolvimento de um Laudo Ergonômico consta de:    


- Estudo detalhado dos processos utilizados no desenvolvimento das atividades;  


- Avaliações qualitativa e quantitativa dos riscos ergonômicos;  


- Avaliação do mobiliário e equipamentos frente as atividades (hora x homem x trabalho);  


- Aferição e análise das condições ambientais dos locais de trabalho;  


- Aferição e análise do psico - biofísico do operador


- Recomendações técnicas para melhoria das condições de trabalho.  


- Implantação de medidas de controle;  


- Treinamentos e cursos sobre ergonomia;


- Mobilizações simples como a "Ginástica do Gato"
 
Vamos falar um pouco sobre o Laudo Ergonômico:
Quando uma empresa sofre uma ação fiscalizatória da DRT (Delegacia Regional do Trabalho) e não desenvolve nenhuma ação em ergonomia ou ações insatisfatórias geralmente é notificada, com um prazo para elaboração do (s) documento (s) solicitado (s) - geralmente o Laudo Ergonômico - passível de multa caso não cumpra esse prazo. Neste caso vem uma pergunta extremamente atual para o gestor da empresa: A elaboração da Análise Ergonômica do Trabalho (Laudo Ergonômico) é suficiente para proteger minha empresa? A resposta é DEPENDE!

Vejamos em mais detalhes… O primeiro ponto é que o Laudo Ergonômico (AET) é exigência legal dentro do conjunto de normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, descrita na norma número 17 — AQUI VOCÊ PODE ACESSAR A NR 17. A segunda questão é que hoje em dia não basta somente a empresa contratar uma pessoa ou empresa que identifique os riscos presentes no ambiente de trabalho, é preciso que o profissional que desenvolve trabalhos em ergonomia aplique conceitos de gestão em suas análises de risco: identificando, eliminando (ou controlando), priorizando, avaliando e validando seus trabalhos. Com freqüência, apenas a primeira e a segunda etapas são contempladas nos estudos ergonômicos. O profissional se dirige a empresa, fotografa algumas situações, aplica alguns questionários e elabora o relatório do tipo:
1- Posto de trabalho A
    riscos  B + C
    sugestão de melhoria  SS.
Isso é suficiente?  DEPENDE: Muitas vezes não… Hoje tem se exigido, além da identificação do risco e a sugestão de melhoria, uma melhor caracterização das atividades de trabalho, estabelecendo prioridades para as ações de controle e principalmente acompanhamento do trabalho. Cada vez menos se admite o “Laudo de Gaveta”, somente para “cumprir tabela”. Muitas ações fiscalizatórias têm exigido que a AET contenha no mínimo uma planilha de correções (cronograma), pois neste caso se estabelecem prazos de cumprimento e de avaliação. Para não nos estendermos por hoje, cabe ressaltar novamente o papel do profissional capacitado. A cobrança acaba sendo natural por parte de algumas empresas, pois um laudo mal elaborado pode trazer mais custos do que benefícios, acaba gerando o “retrabalho”. Já diz o velho ditado “Se conselho fosse bom ninguém dava, vendia”, mas se cabe um conselho aos profissionais que adentram à área é que surgindo uma possibilidade de trabalho, contate algum profissional com maior experiência, faça parcerias, pesquise, empenhe-se… Vale mais a pena começar com menores rendimentos porém da maneira correta!

Quem assina seu laudo, tem que ter condições técnicas e psicofisiológicas para representa-lo caso haja algum problema e alguma perícia seja indicada.

Portanto: faça mas...faça certo!

A saúde do trabalhador é muito importante pois o "capital humano" é o maior patrimônio de qualquer empresa.

Osny T. Orselli

• Engenheiro Mecânico - Escola Politécnica  - USP – SP
• Engenheiro de  Segurança do Trabalho – Escola de Engenharia Mackenzie – SP
• Pós Graduação em Administração de Empresas – Fundação Getúlio Vargas – SP
• Especialização em Engenharia de Produção – Fundação Getúlio Vargas - SP
• Especialização em Altos Estudos Estratégicos – Escola Superior de Guerra – ADESG - SP
• Professor do Estado de São Paulo na disciplina de Higiene e Segurança do Trabalho
• Membro oficial do  US NATIONAL SAFETY COUNCIL -USA
• Membro oficial do US HUMAN FACTORS AND ERGONOMIC SOCIETY – USA
• Diretor Técnico Científico da ASE – All Safety Ergonomics – Mundoergonomia
• Membro do Conselho Consultor da CMQV – Câmara Mutidisciplinar de Qualidade de Vida – responsável pelo departamento de ERGONOMIA
• Diretor do CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA – Jacareí – SP
• Conselheiro da  FIESP/ SESI E SENAI – Jacareí – SP
• Coordenador Técnico do PPRE – Programa de Prevenção de Riscos Ergonômicos da CMQV - SP

Comente este artigo:
* Nome:
E-mail:
Publicar E-mail:Sim   Nao   
* Comentário:
O que está escrito na imagem ?
 
Marcos Oliveira - 24/07/2014 09:25
Bom dia, Preciso saber se o técnico de segurança se ele pode assinar o laudo ergonômico ou seja as avaliações ergonômica, Aguardo seu retorno, Prezado Marcos Boa tarde Obrigada por entrar em contato conosco Quem pode assinar e fazer o laudo Ergonômico? - Essa pergunta tem sido feita muitíssimas vezes e respondida em muitos artigos de nosso site. Por favor, entre nestes dois links e, caso ainda tenha duvida, estamos a disposição. A ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO - http://www.mundoergonomia.com.br/website/artigo.asp?cod=1847&idi=1&moe=74&id=20235 O LAUDO ERGONÔMICO - http://www.mundoergonomia.com.br/website/artigo.asp?cod=1847&idi=1&moe=74&id=19690 Grata Solange Moraes www.cmqv.org www.mundoergonomia.com.br
Oldemar Luiz Eibel - 17/06/2014 12:21
Gostaria de saber se alguem tens algum laudo ergonomico de fabrica de méis se tiver e podes me enviar uma cópia para ajudar no nosso processo de montagem da fabrica agradeço.
carlos alberto higino - 13/09/2013 18:07
carlosalbertohigino@gmail.com
sou tecnico de segurança do trabalho importante em facer certo
waldenir lopes - 02/06/2013 17:38
waldenir27455448@gmail.com
preciso de fazer um trabalho de ergonomia em cima da confecção que é o tema e também eu tem que fazer um mapa de risco com os risco que tem em esse trabalho. Se tiver como me ajudar eu agradeço desde já obrigado.
lucymilla guimaro - 29/05/2013 18:57
m2_eller@hotmail.com
gostaria de saber como anda o campo da ergonomia e a fiscalização??? Grato pelo e mail Muito intenso e muita fiscalização, cada vez mais importante. Muitos novas normas, anexos e afins Veja artigos e cases e materias em www.cmqv.org Osny Telles Orselli
josi - 29/04/2013 08:19
olá!o tec em segurança pode elaborar e assinar o laude de ergonomia? e a ginástica laboral ele pode imlantar ou precisa de um médico.para isso? att
Évila - 26/03/2013 17:10
evila.inse@terra.com.br
Olá Célia, Osny. Incrível como o universo conspira. Essa semana estávamos estudando uma forma de análise dos postos de trabalho e das atividades que os trabalhadores desenvolvem. Tinha uma portaria de ananmese ocupacional que o Ministério sugeriu, ia fazer uma adaptação p nossa realiadade, mas agora vou incluir essas dicas. Vou fazer de um setor e enviar pra vcs darem um parecer. Obrigada. Vcs estão presentes sempre! Grd Abraço.
marinalva - 27/02/2013 13:30
boa tarde, sou fisioterapeuta e não sei fazer laudo ergonomica, vc pode me enviar um modelo. obrigado parabéns pelo trabalho de vc. Cara Marinalva Não existe modelo, pois cada posto é diferente do outro. Faça um curso conosco ou com outros profissionais. Uma sugestão é ler o livro de seu colega Dr Paulo Deliberato sobre Fisioterapia Ocupacional, com muitos capítulos de ergonomia. Editora Manole. Recomendo. Abraços Osny T Orselli
WAGNER SANTANA DA ROCHA - 13/12/2012 13:55
Quais os profissionais que podem assinar o Laudo Ergonomico? Todos os profissionais da área de segurança do trabalho incluindo o Técnico Seg. do Trabalho ou os ergonomistas? Ola Wagner grato Já escrevemos e acredito que tem até artigo nos dois sites Claro que pode desde que tenha competência e saiba faze-lo, os tecnicos de segurança podem sim assina-los Osny Telles Orselli
Alan Bastos Lima - 26/11/2012 11:56
ab.lima@locar.com.br
Qual seria o tempo de validade. Recomendo um ano Abraços Osny Telles Orselli
ANTONIO SILVA AMORIM - 21/11/2012 13:41
Qual o profissional pode assinar o laudo ergonomico, caso tenha alguma legislação que especifique este profissional gentileza me passar. PARABÉNS pela materia. Grato Apesar de alguns iluminados exigirem grandes doutores para assinar etc e como nao há qualquer norma ou LEI a respeito, o que precisa é que o autor não copie e cole e que seja competente. Cada vez mais vejo laudos e PPRA s com nomes de clientes diferentes e com riscos que nada tem a ver com a empresa em foco. ( copiaram até o nome da emrpesa anterior!!! Abraços Osny Telles Orselli
Edina - 05/11/2012 15:37
Olá Osny, tudo bem? Sou fisioterapeuta recém formada, fui convidada pra fazer um laudo ergonômico em uma empresa, só que eu não sei elaborar esse laudo,gostaria de contar com a sua ajuda, pelo pouco que li sobre seu trabalho percebi que você é o cara,se possível quero te pedir que me envie um modelo desse laudo ergonômico e se você vai dar algum curso nessa aréa de elaboração de laudos (PPRE),quando, onde, valores, porque tenho interesse em fazer, moro no interior de Minas Gerais, desde já agradeço e aguardo resposta no meu e-mail, abraços, Edina Laube
giulli travain silveira - 15/08/2012 07:40
Olá Osny, tudo bem? Sou fisioterapeuta do trabalho há 10 anos, e acompanho seu trabalho, seus artigos desde quando iniciei meus estudos nessa área e gostaria de agradecer pois suas informações são sempre muito atuais, retratam exatamente a realidade e a prática. Muito obrigada por compartilhar suas experiências. Abraços, Giulli
Rosa Maria - 06/07/2012 11:41
rosaboscolo@gmail.com
Muito explicativo o artigo, mas tenho uma pergunta, se na empres tivermos o SESMET com Engenheiro de Segurança do Trablaho e os técnicos, esse engenheiro pode fazer o laudo ergonômico ou temos que contratar um profissional externo? Claro desde que ele saiba. O importante não é quem assina. O importante é o conteudo, mostrar os riscos etc e seguir e cumprir as NRs e afins. Abraços Osny Telles Orselli
Bruno Roya - 24/06/2012 16:13
brunoroya2@aol.com
Excelente artigo! Completo, detalhado e ao mesmo tempo muito objetivo. Consegui esclarecer muitas dúvidas apenas com este artigo. Muito bom mesmo. No entanto, ainda fiquei com uma dúvida: Imagina-se um Técnico de Segurança do Trabalho novo numa empresa e em seu primeiro emprego. É solicitado a este Técnico a elaboração de um Laudo ergonômico. O tècnico teve ótimas aulas sobre Ergonomia em seu curso técnico de uma renomada instituição de ensino. Mas este não tem nenhum curso específico de Ergonomia. Como deve proceder o Técnico para elaborar este seu primeiro Laudo Ergonômico? Aguardo agradecidamente alguma sugestão. Grato Bruno pelo e mail Aprendemos conhecimentos e somos todos generalistas. Quanto mais generalistas, mais podemos e temos condições de nos cercar, contratar e opinar com especialistas nas e das áreas afins que precisamos. Isso vale para todo o conhecimento. Abraços Osny Telles Orselli
ANTONIA ROBERTA COUTINHO REIS - 11/06/2012 12:50
Gostaria de saber se uma técnica de segurança e um engenheiro mecânico podem elaborar o laudo ergonômico e se tem como vc me fornecer o modelo desse laudo. Cara Antonia Como já disse anteriormente, Vs podem assinar. Só precisa ter conhecimentos e seguir e indicar os riscos etc Não há modelo, pois cada Laudo é um Laudo. Abraços Osny Telles Orselli
Diego - 28/05/2012 08:06
Quem pode assinar o Laudo ergonomico e onde fala isso? por favor me mande algo parecido com isso. Caro Diego Eu e a Dra Celia Wada já escrevemos sobre isso Não é preciso ser ergonomista, ser engenheiro ou médico do trabalho para assinar um laudo. Precisa ter competência. Abraços Osny Telles Orselli
Francisco - 07/05/2012 18:36
Parabéns pelas explicações, são esclarecedoras, gostei muito. Sou Fisioterapeuta e gostaria de saber como ampliar meus conhecimentos na área da Ergonomia e se há algum curso ou livro que ensina e capacita para Avaliação de Posto de Trabalho e Emissão de Laudo Ergonômico. Se possível, me envie algum material. Grato pelo e mail Recomendo o Livro do Prof Paulo Deliberato ( Editora Manole ) que é Fisioterapeuta, ergonomista, e muito competente. Osny T Orselli
CAMILLE DANI GALLI - 21/04/2012 08:15
Parabéns pelo artigo, gostaria de saber se uma empresa q ja fez a avaliação ergonômica dos postos, e depois pede o laudo ergonômico, ele pode ser feito e tbm pode ser feito por outra pessoa q não fez o levantamento ergonômico?ou podemos considerar q a avaliação ergonômica é a mesma coisa do laudo só q mais extenso? quem pode assinar esse laudo? somente a pessoa especializada em Ergonomia com pós na área? tenho mtas duvidas nisso, pode me indicar conteúdos e artigos relacionados com o tema? mto obrigada. ENVIAREI RESPOSTA EM SEU E MAIL - OSNY TELLES ORSELLI
Alex Oliveira - 30/03/2012 10:14
Bom dia. O Laudo Ergonomico deve ser feito por toda empresa? Quem pode realizar e assinar o Laudo Ergonomico? Na ausencia do laudo ergonomico, o tec de seg do trabalho, pode fazer um levantamento dos postos de trabalho e propor melhorias, ergonomicas? Att, Alex Oliveira (Tec. de Seg. do Trabalho) Meu Caro Alex PPRA = Riscos ambientais e em qq lugar Portanto toda a emrpesa TST pode assinar sim, basta ter competência e fazer certo. À sua disposição Osny Telles Orselli
meirivone - 02/02/2012 19:54
meire117@gmail.com
sou estudante do curso tst essa matéria é muito boa!! cada vez + gosto desse curso...
Christiane - 18/08/2011 20:04
christiane.reis@trs.jbs.com.br
Olha que legal!!!
VANESSA-adorei, faço o curso técnico em segurança da trabalho,gostaria de aprender fazer um laudo ergonomico essas dicas vau me ajuda nos meus laudos futuros. - 12/08/2011 23:23
vanessa-maria36@hotmail.com.br
VANESSA-ADORE! FOÇO O CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO, ESSAS DICAS VAU ME AJUDAR NOS MEUS LAUDOS FUTUROS.
Liliane - 15/07/2011 20:52
lilianemorena1@hotmail.com
OTIMO! ADOREI. QUERO ME ESPECIALIZAR EM ERGONOMIA.
João B Generoso - 12/07/2011 11:14
Artigo esclarecedor e escrito com muita clareza. Obrigado pelas orientações. JB
camila - 11/05/2011 18:00
camila-santosaraujo@hotmail.com
preciso de materias de ergonomia Grato pelo e mail Alem do site da CMQV, recomendo o www.mundoergonomia.com.br Abraços Osny Telles Orselli
Gláucio Couto Ribeiro Mendes - 16/02/2011 22:05
glauciocrmendes@yahoo.com.br
Professor Osny T. Orselli, Excelente abordagem sobre o laudo ergonomico, simples e objetivo. Gláucio Mendes. Fisioterapeuta / Consultor em Ergonomia / Professor de Cursos Técnicos em Segurança do Trabalho - Belo Horizonte - MG
Beatriz - 07/02/2011 09:03
Gostaria de saber, no caso de uma empresa com 03 (três) funcionários registrados em carteira, com a função de eletricista (NR10), se há necessidade da mesma elaborar laudo de ergonomia, visando a função dos funcionários e o nº dos mesmos. Todos são iguais, independemente de quantidade, pois são pessoas e mesmo uma só, deve ter seus direitos´preservados Osny T Orselli
Ricardo - 03/02/2011 16:26
ricardo.rickson@hotmail.com
Compartilho da mesma duvida dos colegas abaixo relacionados sobre a emissão de laudo Ergonomico por Técnicos de Segurança se é Legal e quais são os profissionais legalmente habilitados a elabora-los? Att. Ricardo Caro Ricardo Já tive a oportunidade de abordar este tema. O que importa é a comtetencia de quem faz o laudo. Já vi laudos assinados por médicos e colegas engenheiros de segurança que são um lixo. Continuo na mesma linha. TST pode e deve assina-los desde que saiba e pode responder pelo que faz. Lembrem-se que no caso de ação da justiça, o profissional responsável vai defender o seu laudo em juizo e aí é a hora da verdade. Quem não tem contencia, perde. Abraços Osny Telles Orselli Eng mecânico e de Seg do Trabalho
Ramon - 17/01/2011 10:49
ramonsilva01@yahoo.com.br
Tambem gostei do artigo,mas gostaria de saber se o tecnico de segurança no trabalho pode elaborar e assinar o laudo ergonomico e tem validade perante fiscalizações futuras? agradeço pela compreenção e aguardo um retorno se possivel. Ramon Grato pelo e mail Na realidade o que importa é a qualidade e a qualificação de quem assina. Ja vi laudos ( estes que pedem modelitos por e mails ) asinados por Eng s e Medicos que são um lixo. Os TST podem e devem assina-los e saber defende-los perante às autoridades pertinentes Abraços Osny T Orselli Eng Mecânico e de Segurança do Trabalho
Monica - 21/11/2010 19:49
moyniyca@gmail.com
Gostei muito das suas explicações. Foram muito elucidativas. Estou fazendo um curso Técnico em Segurança do Trabalho e tais temas muito me interessa. Visitarei mais vezes seu site. Também fiquei com a mesma dúvida ao Agnaldo. Sepuder retornar resposta p/ meu email, muito obrigada.
agnaldo - 13/10/2010 12:03
O tecnico de segurança do trabalho , que possui curso de ergonomia , pode elaborar e assinar avaliação ergonomico. e se poder assinar, os orgão fiscalizadores aceitam, uma avaliação com assinatura de um tecnico de segurança do trabalho? att agnaldo

Ergonomia

Copyright © 2014 CMQV - Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular