07 de Abril - Dia Mundial da Saúde - História do Dia Mundial da Saúde


Seminário, cursos e eventos




gestão / prevenção / conservação / manutenção









Histórias e Gente de Valor

Reflexões

07 de Abril - Dia Mundial da Saúde - História do Dia Mundial da Saúde

Por Célia Wada

Alterar tamanho da fonte: A+ | a-

História do Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela OMS em 7 de abril de 1950, quando da realização da primeira Assembléia

OMS nasceu a 7 de Abril de 1948 O Dia Mundial da Saúde evoca a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS, bandeira acima), fundada nessa data em 1948, e é o esforço mais vísivel desta organização para chamar a atenção para um aspecto-chave global escolhido anualmente.

A primeira Assembléia da Saúde Mundial criou o evento, em 1948, que é comemorado a 7 de Abril desde 1950. Ao longo dos seus 60 anos, a Organização Mundial da Saúde enfrentou vários desafios da saúde pública que se foram colocando ao homem e ao mundo, concretamente, a luta contra certas doenças - a tuberculose, o tétano, a poliomielite, o HIV, a luta contra o tabaco.

O Dia Mundial da Saúde, comemorado  dia 7 de abril, assinala, assim, a entrada em vigor da Constituição da OMS que, tendo alcançado a erradicação da varicela , continua ainda a trabalhar no programa do controlo da malária, uma das suas grandes batalhas a nível global. Para o 2008, a OMS escolheu como tema a protecção da saúde contra os efeitos das alterações climáticas Para 2009 O Dia Mundial da Saúde tem como tema “Salvar vidas - Hospitais seguros em situações de emergência”.
 
Os profissionais, os edifícios e os serviços de saúde também podem tornar-se vítimas em situações de emergência, acidentes ou outras catástrofes, naturais, biológicas, tecnológicas, sociais ou conflitos armados.

As populações podem ver-se, assim, privadas de serviços de saúde cruciais para salvar vidas.

O tema escolhido para 2009 destaca a importância de garantir que as unidades de saúde, sejam elas hospitais ou centros de saúde, têm a resistência física necessária para manter o respectivo funcionamento e a segurança dos profissionais de saúde, assegurando que as populações afectadas são devidamente atendidas.

Em cada ano, a OMS aproveita a ocasião para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde mundial. Neste sentido, organiza eventos a nível internacional, regional e local para promover o tema escolhido em matéria de saúde. Para mais informações consulte:  OMS nasceu a 7 de Abril de 1948 O Dia Mundial da Saúde evoca a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS, bandeira acima), fundada nessa data em 1948, e é o esforço mais vísivel desta organização para chamar a atenção para um aspecto-chave global escolhido anualmente.

A primeira Assembléia da Saúde Mundial criou o evento, em 1948, que é comemorado a 7 de Abril desde 1950.

Ao longo dos seus 60 anos, a Organização Mundial da Saúde enfrentou vários desafios da saúde pública que se foram colocando ao homem e ao mundo, concretamente, a luta contra certas doenças - a tuberculose, o tétano, a poliomielite, o HIV, a luta contra o tabaco.

O Dia Mundial da Saúde, que hoje se comemora, assinala, assim, a entrada em vigor da Constituição da OMS que, tendo alcançado a erradicação da varicela , continua ainda a trabalhar no programa do controlo da malária, uma das suas grandes batalhas a nível global. Para o 2008, a OMS escolheu como tema a protecção da saúde contra os efeitos das alterações climáticas.
 
Para 2009 O Dia Mundial da Saúde tem como tema “Salvar vidas - Hospitais seguros em situações de emergência”.

Os profissionais, os edifícios e os serviços de saúde também podem tornar-se vítimas em situações de emergência, acidentes ou outras catástrofes, naturais, biológicas, tecnológicas, sociais ou conflitos armados.
 
As populações podem ver-se, assim, privadas de serviços de saúde cruciais para salvar vidas. O tema escolhido para 2009 destaca a importância de garantir que as unidades de saúde, sejam elas hospitais ou centros de saúde, têm a resistência física necessária para manter o respectivo funcionamento e a segurança dos profissionais de saúde, assegurando que as populações afectadas são devidamente atendidas.

O Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de Abril desde 1950, celebra a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948.

Em cada ano, a OMS aproveita a ocasião para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde mundial.

Neste sentido, organiza eventos a nível internacional, regional e local para promover o tema escolhido em matéria de saúde.


Conheça a Organização Mundial da Saúde - OMS -
http://www.cmqv.org/website/artigo.asp?cod=1461&idi=1&moe=212&id=19218 

Para mais informações consulte:

http://www.who.int/mediacentre/events/annual/world_health_day/en/   

Célia Wada
www.cmqv.org


 

Comente este artigo:
* Nome:
E-mail:
Publicar E-mail:Sim   Nao   
* Comentário:
O que está escrito na imagem ?
 
Raphael - 26/06/2013 21:27
Boa Noite! Achei o texto bem interessante e muito bem explicado, porem no 4° parágrafo eu notei uma algo que chamou minha atenção pois é dito: "...erradicação da varicela..." No caso a doença erradicada seria a Varíola.
alana - 13/04/2013 20:18
alanasilva00@hotmail.com
adorei tambem e meu trabalho ne tenho que gosta
marcia - 12/04/2013 10:48
eu adorei porque , me ajudou a fazer um trabalho para ab escola
roberta - 01/08/2012 17:17
amei esse site
rebeka - 28/05/2012 21:54
rebekinha_spz@hotmail.com
gostei muito do texto porque e muito legal.
ronaldo sousa dos santos - 19/04/2011 09:17
no mundo atual é importante a luta contra as doeças que massacra nossos povos, precisamos nos mobilizar e comemorar o dia mundial da saúde. o artigo acima é muito esclarecedor,parabens.
gabrielle - 18/03/2010 15:11
gaisoparagatinho@hotmail.com
este e-mail me ajudou muito

Datas Comemorativas

Copyright © 2014 CMQV - Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular