Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Wabi-Sabi

Wabi-Sabi – A filosofia japonesa que nos encoraja a focar nas bênçãos escondidas em nossas vidas diárias e a celebrar como as coisas são e não como deveriam ser.

Na filosofia da CMQV, Wabi-Sabi é Qualidade de Vida…

Wabi-Sabi

A imperfeição é o princípio básico do Wabi-Sabi , a filosofia japonesa de aceitar suas imperfeições e aproveitar ao máximo a vida.

Diz-se que “Wabi” é definido como “simplicidade rústica” ou “elegância discreta”, com foco em uma mentalidade de menos é mais.

“Sabi” é traduzido para “ter prazer no imperfeito”.

O conceito de wabi-sabi , é amplo e quase impossível de destilar em um único artigo, mas pode ser facilmente aplicado simplesmente em momentos da vida cotidiana.

Sabemos que: “Nada é eterno, nada está terminado e nada é perfeito.”

Na filosofia Zen, existem sete princípios estéticos para alcançar o wabi-sabi:

Kanso – simplicidade

Fukinsei – assimetria ou irregularidade

Shibumi – beleza no discreto

Shizen – naturalidade sem pretensão

Yugen – graça sutil

Datsuzoku – abandono

Seijaku – tranquilidade

A busca incansável da perfeição – em posses, relacionamentos, realizações – muitas vezes leva ao estresse, ansiedade, depressão e julgamentos precipitados.

Wabi-sabi é uma antiga filosofia japonesa focada em aceitar a natureza imperfeita e transitória da vida. Está enraizado no budismo e surgiu de cerimônias de chá nas quais utensílios premiados eram feitos à mão, irregulares e imperfeitos. Não há tradução ocidental direta para wabi-sabi, mas essencialmente é a arte de encontrar a beleza no imperfeito, impermanente e incompleto.

Wabi-sabi – Não pode ser comprado.

Wabi-sabi – É sentido, é autêntico

Wabi-sabi é uma cenoura cultivada em casa; uma rachadura em uma tigela de cerâmica; um livro bem manuseado; flor de cerejeira caindo; um corredor de madeira gasto e um cotovelo no seu jumper favorito. É uma apreciação de tudo o que é simples, modesto e imperfeito.

A autenticidade é uma grande parte do wabi-sabi; portanto, rachaduras e imperfeições são valorizadas por simbolizar a passagem do tempo e o uso amoroso.

Cultivar wabi-sabi nos remete a nos contentar com o nosso estado atual sem desejar constantemente mais.

Hoje, no mundo caótico  em que vivemos, onde as informações chegam a cada instante transformando o agora em passado, desvalorizando o conteúdo e valorizando a embalagem e  onde cada vez mais se quer mais, a sabedoria atemporal de wabi-sabi é mais necessária para atingirmos a real qualidade de vida onde a realização está muito além do materialismo.

Hoje, a valorização das coisas que temos, das pessoas que amamos e das experiências que temos a oportunidade de incorporar em nossas vidas está perdendo valor.

Wabi-sabi é como minimalismo com uma escolha consciente.

Wabi-sabi é VALOR

WABI-SABI

CONCEITO

O conceito tem suas raízes na cerimônia do chá tradicional japonesa.

Uma explicação comum é o exemplo de uma xícara de chá amada, feita pelas mãos de um artista, rachada ou lascada pelo seu uso constante. Ela não se torna menos amada, ela não perde seu VALOR.

Tais traços lembram ao observador que nada é permanente – objetos fixos estão sujeitos a alterações, NÓS ESTAMOS SUJEITOS A ALTERAÇÕES.

Um ótimo exemplo de wabi-sabi na criatividade é a arte do kintsugi , onde a cerâmica rachada é preenchida com laca dourada, como uma maneira de mostrar a beleza de sua idade e danos, em vez de escondê-la. Isso é valorizar!

A falha não está oculta, mas é destacada. Ela não é uma “falha” é um sentido, é uma vida vivida…

Cultivar wabi-sabi nos remete a nossa tão buscada qualidade de vida

Para nós Qualidade de Vida é “viver com alegria, gratidão e entusiasmo a magia e o valor de cada momento”

Nós da CMQV somos técnicos, não possuímos nossa própria filosofia por isso, acreditamos que possamos aprender muito mais além da medicina, da engenharia, da matemática, através dos ensinamentos do  Wabi-sabi

Wabi-sabi representa um precioso acervo de sabedoria que valoriza a tranquilidade, harmonia, beleza e imperfeição, e pode fortalecer sua resiliência diante do materialismo.

Com delicadeza, você relaxa, desacelera, se afasta do agitado mundo moderno e encontra prazer e gratidão em tudo que faz.

Simplificando, o wabi-sabi permite que você seja você mesmo.

Abrace a perfeição de ser imperfeitamente você.

Wabi-sabi é uma das ferramentas para a melhoria da nossa QUALIDADE DE VIDA.

Wabi-Sabi: a arte da imperfeição

A tradição japonesa de wabi-sabi oferece uma nova maneira inspiradora de olhar para sua casa, seu trabalho, seus sonhos e sua vida inteira.

Segundo a lenda japonesa, um jovem chamado Sen no Rikyu procurou aprender o conjunto elaborado de costumes conhecido como Caminho do Chá. Ele foi ao mestre de chá Takeeno Joo, que testou o jovem pedindo-lhe para cuidar do jardim. Rikyu limpou os detritos e varreu o chão até ficar perfeito, depois examinou o jardim imaculado. Antes de apresentar seu trabalho ao mestre, ele sacudiu uma cerejeira, fazendo com que algumas flores se derramassem aleatoriamente no chão.

 

Até hoje, os japoneses reverenciam Rikyu como alguém que entendia profundamente um profundo fio cultural conhecido como wabi-sabi . Surgindo no século XV como uma reação à estética predominante de prodigalidade, ornamentação e materiais ricos, o wabi-sabi é a arte de encontrar a beleza na imperfeição e a profundidade na terra, de reverenciar a autenticidade acima de tudo. No Japão, o conceito está agora tão profundamente arraigado que é difícil explicar aos ocidentais; não existe tradução direta.

Em termos gerais, o wabi-sabi é tudo o que a cultura moderna, moderna, produzida em massa e saturada pela tecnologia não é. São mercados de pulgas, não shoppings; madeira envelhecida, não revestimentos de pavimento ostentosos; uma única glória da manhã, nem uma dúzia de rosas vermelhas. Wabi-sabi entende a beleza macia e crua de uma paisagem cinzenta de dezembro e a elegância dolorosa de um prédio ou galpão abandonado. Ele celebra rachaduras e fendas e apodrece e todas as outras marcas que o tempo, o clima e o uso deixam para trás. Descobrir wabi-sabi é ver a beleza singular em algo que pode parecer decrépito e feio.

Wabi-sabi nos lembra que somos todos seres transitórios neste planeta – que nossos corpos, assim como o mundo material ao nosso redor, estão no processo de retornar ao pó. Os ciclos da natureza de crescimento, deterioração e erosão são incorporados em bordas desgastadas, ferrugem, manchas no fígado. Por meio do wabi-sabi, aprendemos a abraçar a glória e a melancolia encontradas nessas marcas do tempo que passa.

Ref.: https://www.utne.com/mind-and-body/wabi-sabi

2 Comments

  1. Evangelista Duarte

    Sou simpático à sabedoria oriental, particularmente originada no Japão. Quero conhecer, praticar e fazer parte, como faço da Arte Mahikari e do Kossen-rufo. Espero uma oportunidade para conhecer, pelo que serei grato.

    1. Dra. Célia Wada

      EVANGELISTA
      BOA NOITE
      DESCULPE A DEMORA DA RESPOSTA
      OS COMETÁRIOS FICARAM RETIDOS NO PROVEDOR
      Já que tem essa vontade, veja no artigo sobre eventos no Bunkyo – vai gostar https://cmqv.org/exposicao-koguei-arte-tradicional-japonesa/
      vou te mandar via e-mail também!
      abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *